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23º Congresso Medicina Geral Familiar

Prevenção e Promoção da Saúde Mental na Gravidez e Primeira Infância

Data de realização: 26 de setembro de 2019 Horário: 10:45-12:15   

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Coordenação:Grupo de Estudos de Saúde Mental APMGF

Dinamizadores:           

Nuno Florêncio - Médico de Família. USF Gerações, ACES Lisboa Norte, ARS LVT. Coordenador do Grupo de Estudos de Saúde Mental da APMGF. Psicoterapeuta analítico dual e de grupo pela SPGPAG, Formação Avançada em Saúde Mental pela Universidade Católica

André Negrão - Médico de Família. USF Ribeirinha, ACES Arco Ribeirinho, ARS LVT. Membro do Grupo de Estudos de Saúde Mental da APMGF

Josefina Marau - Médica de Família. CUF Cascais. Membro do Grupo de Estudos de Saúde Mental e Grupo de Estudos de Saúde da Família da APMGF

Mariana Martelo de Campos - Médica de Família. Membro do Grupo de Estudos de Saúde Mental da APMGF

 

A prevalência de perturbações emocionais e do comportamento na infância tem sido investigada em vários estudos e, embora os valores variem consideravelmente, estima-se que 10 a 20% das crianças tenham um ou mais problemas de saúde mental. Estes problemas, quando seguem uma evolução crónica, podem prejudicar o desenvolvimento psicomotor e da autonomia, repercutindo-se não só na própria criança mas também a nível familiar, educativo e social. A saúde mental infantil, por sua vez, está também intimamente dependente da qualidade da relação entre os pais e a criança.

Existe evidência científica de que a intervenção precoce junto da mulher grávida e na criança pequena, pode ter um valor preventivo determinante e eficaz na resolução dos problemas de saúde mental. Neste contexto, é fundamental o médico de família aprofundar conhecimentos e competências em saúde mental, pela posição privilegiada que tem na sua promoção, desde a gravidez e ao longo da vida.

São objetivos deste workshop, dirigido à prática diária do médico de família:

  • Aperfeiçoarcompetências de abordagem, promoção e intervenção em saúde mental infantil, desde a gravidez e durante a primeira infância;
  • Identificar sinais de alarme e critérios de referenciação.

Como estratégias de aprendizagem, o workshop incluirá uma breve exposição teórica, discussão teórico-prática de casos clínicos, trabalho em pequenos grupos e disponibilização de materiais de apoio.

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