menu
23º Congresso Medicina Geral Familiar

Disfunções Sexuais Iatrogénicas

Data de realização: 26 de setembro de 2019 Horário: 13:30-15:00    

Inscreva-se aqui

 

Coordenação: Grupos de Estudos da Sexualidade APMGF

Dinamizadores: 

Carla Veiga Rodrigues - Médica de Familia. CHTMAD/ESSM/yosema

Beatriz Figueiredo - Médica de Familia. USF Conchas - ACeS Lisboa Norte ARS Lisboa e Vale do Tejo

Nuno Trovão - Psiquiatria. CHVNG/E

 

Frequentemente, no contexto dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), usamos terapêuticas com um conjunto de efeitos secundários nefastos para a sexualidade dos nossos utentes, com impacto na sua qualidade de vida.

A vergonha em dialogar sobre o tema, a falta de tempo em consulta e a falta de formação na área da sexualidade, contribuem para potenciar a ausência de diálogo sobre saúde sexual e funcionalidade. Isto leva a que não seja feita a literacia em saúde necessária relativamente a efeitos expectáveis de determinados medicamentos. Além disso, o menosprezo da sexualidade por parte do médico de família pode levar a um silêncio do utente, sendo estes efeitos secundários não reportados. Poderemos nós tratar e medicar os nossos utentes segundo o estado de arte sem comprometer a sua saúde sexual? Urge, desta forma, formar os elementos dos CSP para fármacos com potencial iatrogénico para a função sexual e suas gestões de continuidade/substituição.

Será feita uma sessão interativa com um convidado da área da psiquiatria, levando a um 'jogo' dinâmico de gestão farmacológica.

Pretende-se capacitar para a gestão da medicação com impacto na função sexual.

keyboard_arrow_left Voltar