menu
23º Congresso Medicina Geral Familiar

Desprescrever em Cuidados Paliativos

Data de realização: 26 de setembro de 2019 Horário: 15:15-16:45    

Inscreva-se aqui

 

Coordenação: GEsPaL/APMGF

Dinamizadores:

Marta Guedes - Médica de Família. Pós-Graduação em Cuidados Paliativos, Membro do GEsPaL

Sara Martins - Médica de Família. Pós-Graduação em Cuidados Paliativos, Membro do GEsPaL

Joana Moreira - Médica de Família. Pós-Graduação em Cuidados Paliativos, Membro do GEsPaL

Nádia Marinho - Médica de Família. Pós-Graduação em Cuidados Paliativos, Membro do GEsPaL

 

Uma das competências nucleares da Medicina Geral e Familiar é a abordagem abrangente, em que há gestão e promoção da saúde, prevenção, cura, reabilitação e paliação. No acompanhamento de um doente em Cuidados Paliativos (CP), um dos focos do Médico de Família (MF) deve ser a revisão sistemática e criteriosa da medicação crónica, para minimizar, potenciais efeitos secundários e interações medicamentosas, e para repensar qual a medicação que será realmente adequada face à previsão da esperança média de vida, procurando evitar tratamentos fúteis.
Para o sucesso clínico da desprescrição, o Médico de Família terá necessariamente em consideração preferências, expetativas, crenças, mitos e eventuais medos existentes, quer dos profissionais, quer dos doentes e seus familiares. 
A utilização de ferramentas clínicas desenvolvidas para a adequar a prescrição nos últimos meses de vida, em doentes oncológicos e não oncológicos, pode reduzir as barreiras à desprescrição no contexto dos cuidados de saúde primários. 
Assim, é expectável que o MF possua conhecimentos e que esteja capacitado para esta prática.
 
Objetivo geral
No final deste workshop os médicos formandos serão capazes de definir as estratégias de desprescrição em CP. 
Objetivos específicos
Conhecer a contextualização ético-clínica do processo de desprescrição em CP e as barreiras existentes à sua concretização no contexto dos MF; reconhecer a prescrição inapropriada de medicamentos e as interações potencialmente perigosas em CP; aplicar orientações para desprescrição de grupos terapêuticos específicos com implicação no dia-a-dia, a curto e médio prazo, para o doente em CP, e tendo em conta o seu contexto, no sentido de evitar tratamentos fúteis.
Este workshop promove a aprendizagem entre Médicos de Família, com casos clínicos reais, no sentido de diminuir as dificuldades do processo de decisão de desprescrição em CP e treinar competências para a comunicação dessas decisões com os doentes e familiares.
keyboard_arrow_left Voltar