menu
23º Congresso Medicina Geral Familiar

Curso Suporte Básico de Vida com DAE

Data de realização: 26 de setembro de 2019 Horário: 10:00-18:30

Inscreva-se aqui

Coordenação e Dinamização: Formações Norte a Sul

A doença cardiovascular assume uma liderança destacada no mundo ocidental na morbilidade e mortalidade das populações. A morte súbita é muitas vezes a primeira manifestação dessa doença. A fibrilhação ventricular é o mecanismo mais frequente da paragem cardio-respiratória (PCR) de origem cardíaca e o seu único tratamento eficaz é a desfibrilhação elétrica. A probabilidade de sobrevivência é tanto maior quanto menor o tempo decorrido entre a fibrilhação e a desfibrilhação. Sendo que a rápida desfibrilhação enquanto objetivo é difícil de atingir se efetuada apenas por médicos, já que a PCR ocorre na maioria das vezes em ambiente pré-hospitalar, recomenda-se que profissionais não médicos sejam treinados e autorizados a utilizar desfibrilhadores desde que a sua atuação seja enquadrada em Programas de DAE com controlo e auditoria médica qualificada. Só assim se conseguirá a conjugação de esforços que torna a desfibrilhação um meio para atingir um objetivo último de melhoria da sobrevida após PCR de origem cardíaca. Nesse sentido, e com intenção de promover a utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) em locais públicos ou em veículos de emergência, organizou-se esta ação que visa formar operacionais de Desfibrilhação Automática Externa.

Objetivos Gerais

Adquirir competências que lhe permitam realizar correctamente manobras de SBV com utilização de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), numa vítima em paragem cardiorrespiratória.

Objetivos Específicos

No final do curso, os participantes terão que ser capazes de:

- Compreender o conceito de cadeia de sobrevivência

- Identificar os potenciais riscos para o reanimador;

- Saber executar corretamente as manobras de SBV, de acordo com as guidelines de reanimação mais recentes;

- Conhecer o Conceito de DAE;

- Identificar as regras de segurança inerentes à utilização de DAE;

- Descrever os passos e a sequência de intervenções na DAE;

- Saber executar corretamente e em segurança as técnicas de reanimação (SBV) com apoio de DAE, de acordo com as guidelines de reanimação mais recentes.

Conteúdos Programáticos

Cadeia de Sobrevivência; Riscos para o Reanimador; Algoritmo SBV Adulto; Algoritmo de Desobstrução de via aérea; Posição Lateral de Segurança; Algorítmo de SBV-DAE; Avaliação prática

 

Nota: Curso segundo as normas impostas pelo INEM e Certificação DGERT válida por 5 anos.

keyboard_arrow_left Voltar